terça-feira, 26 de abril de 2011

Prós e Contras

Prós e Contras
 Prós
Sala com 2 ambientes 34,90 m² (cabe os móveis)
Hall de distribuição - 4,9m²
Lavabo - pequeno, mínimo - 2,07 m²
Hall íntimo - 6,39 m2
Quarto das meninas 14,05 m² (é possível colocar a bancada e duas camas, além do armário. Viva!!)
Quarto do Meu filho   com varanda  -  ótimo, bem espaçoso  e com varanda - 12,35 m²
01 Suíte com Closet (quarto + closet = 19,06 m² - banheiro da suíte 5,83m²) -odeio o closet mas adoro o epaço do quarto e a varanda
01 Cozinha com 12,03 m² (cabe a gente, o fogão e a geladeira)
Area de Serviço -  vou ter que me acostumar ao espaço reduzido - 6,40m²
Quarto da empregada 5,47 m² e banheiro 2,35m²
Varandas - Das salas 7,31m² - Dos quartos juntas 5,82m² (nunca tive casa com varanda)
Claro, Amplo e arejado
O dinheiro dá para comprar e está desocupado.
Contra
3º andar
Piso de taco com estragos
Revestimentos banheiros, cozinha, aréa de serviço - horrorosos, pavorosos, as fotos e os olhos não mentem.
armários embutidos estragados, velhos e feios
Tudo na balança compramos ( ou melhor nos individamos com o financiamento de R$123.000,00) e acabamos o FGTS.
Oba, fácil!! Que nada!! Documentação vai e documentação volta, tivemos que nos submeter a um despachante, porque senão o cartório não faz a documentação (e olha que já teve várias denúncias, inquéritos, processos) mas nada faz o cara do cartório mudar a prática eles indicam o despachante que te pede R$250,00, tem o ITBI que é mais R$1.500,00 - sem contar certidões e cartório em greve tivemos que pagar R$150,00 pelo reconhecimento de firmas acredita!! No total entre cartório, despachante (roubo), reconhecimento de firmas (mais roubos) gastamos por volta de R$3.000,00 ou mais.
Começamos o processo em maio e só finalizou em ínico de agosto. Êba. Finalmente!!! Finalmente a reforma!! Que reforma, conversamos com um mestre de obra que nos disse:
 - Vocês tem arquiteto? Pensei: Arquiteto pra quê não vou construir, no máximo um decorador pra ajudar. Mas não é tão simples a obra é grande e com a conversa percebemos que íamos precisar de um arquiteto.
Não conheço nenhum arquiteto , mestre de obra me indicou uns 3. Consegui finalmente agendar um, e a pergunta, vocês tem a planta? Como assim a planta? Quem faz a planta não é o arquiteto?
Não, é o cadista, ele vai mede e tira fotos. Eu já medi, não serve? Já tirei fotos e aí? Precisa do cadista para fazer a planta baixa.
Mais indicação, e vamos ao cadista. R$400,00 para tirar fotos e fazer a planta. Eu penso. Se o cadista é isso imagina o arquiteto, mestre de obras (que só dá orçamento depois da planta do projeto), pedreiro, marceneiro, etc e tal). Será um bom negócio mesmo?! Dá  pra desfazer?! Não, o jeito é ir em frente.
Planta pronta vamos a arquiteta de novo, que me pergunta de tudo:
Se tenho mais de 100 sapatos (não tenho adoraria ser centopéia mas não posso) , mais de 50 toalhas  ou 30 jogos de cama; juro, eu nunca parei para contar), se assistimos tv juntos, se colecionamos coisas, se tenho coloeção de bolsa , tem é coisa, quantas louças a mais além da de uso , adega , é tanta coisa  e eu que pensei mostro a planta e vou dizer a ela quebra aqui, quer que você acha de tirarmos o piso da sala? Que nada, me senti fazendo um inventário e um inventário pobre , sem coleções ou sapatos.  E no final ela finaliza perguntando o o que queremos.
Eu quero uma casa bonita, prática e funcional, (quero 150 sapatos mas abro mão), o que gostamos, se  faço coleção de bolsa, sapato ou algo do gênero

O que eu tinha certeza
Quero trocar todos os revestimentos, cubas e vasos (tem de toda cor , marron, rosa e verde) quero me livrar das bancadas  terríveis
 quero acabar com o closet horroroso que faz parecer que estamos em uma prisão,
quero derrubar as paredes que encaixam os armários embutidos,
 trocar os vidros das varandas por blindex (ou algo parecido),
quero um a despensa no lugar do quarto da empregada (não tenho empregada que durma em casa e nem quero) assim ainda aumento um pouco a area de  serviço,
 rapidez, preço barato e um ótimo serviço


O que tinha dúvida
Troco o piso todo ou só dos banheiros, cozinha e area de serviço?
A Arquiteta fala: Você quem sabe  troca tudo ou só dos banheiros, cozinha e area de serviço
Troco o piso da sala e mantenho taco nos quartos?
A Arquiteta fala: Você decide        
É possível ampliar a sala sem perder a privacidade dos quartos?
É possível fazer sala de star, tv e jantar?
Quanto tempo leva?
Quanto vou gastar?
Vou fazer o projeto e você terá uma idéia do custo.




O que eu não queria
Perder a privacidade dos quartos e cozinha;
Locais sem funcionalidades ;
Perder tempo e nem dinheiro.

Aconteceu muito do que eu não queria, perdi tempo e com isso dinheiro, a arquiteta me pediu 02 semanas e mostrou um projeto pelo qual ela cobraria quase R$5.000,00, iria na obra 02 vezes e levaria 30 dias úteis para me dar a planta do projeto e mais 15  dias úteis para a planta hidráulica e elétrica,  se decidíssimos estender o trabalho dela até a decoração pagaríamos a diferença, também pagaríamos por visitas extras e ela sairia com a gente (sem ter que pagar nada extra) para comprar material. Além do preço alto eu tinha que esperar pelo menos 30 dias úteis. Não dava. Partimos para outro - Prazo para conclusão de obra 120 dias. Isso foi entre o final de agosto e ínicio de setembro.
Todos os arquitetos conhecidos, indicados estavam ocupados, o condomínio vencendo e eu pagando, prestação financiamento, condomínio e aluguel - Vou a falência. Meu marido teve uma idéia. Confesso; nada boa. Vamos buscar um arquiteto amigo de outra cidade (distância 1.000km), mandamos tudo por e-mail e ele também. Vem ver a obra duas vezes. Ele manda um orçamento, com as despesas de deslocamento R$3.000,00. E a planta em 10 dias. Aceitamos!
Moral da história - Arquiteto a 1.000km de distância, marido trabalha e fica a semana toda a 230 Km de distância - para quem sobrou?!. Pra mim!! Reforma...
Hospício da Reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário